Depois que li a biografia da Nike, pesquei biografias de outras marcas e encontrei o livro “Invasão de Campo”.
Ele conta a história não somente de uma marca, mas de duas, a da Adidas e a da Puma.
Invasão de Campo
Não se deixa enganar por esse título.
Esse livro não fala somente sobre o futebol.
Apesar de que, sim, o futebol foi importantíssimo para ascensão de ambas as marcas.
Um resumo do que encontrará dentro de suas páginas vai desde a evolução dos equipamentos esportivos em diversos esportes a assuntos como política, negócios, até a história de outras marcas como Nike e Umbro.
E, claro, a história das duas marcas, sendo que a história da Adidas tem mais destaque.
Adidas x Puma
A história dessas duas grandes marcas alemãs começa em 1920 quando os irmãos Adolf e Rudolf, fundaram primeiramente a “Irmãos Dassler”, uma pequena sapataria.
Esse empreendimento tinha um sonho ousado para época: os sapatos eram voltados para a prática esportiva, sendo a principal a corrida.
Após a Segunda Guerra Mundial, por motivos de discordância entre os irmãos, em 1948, eles resolveram cada um seguir o seu próprio caminho.
Assim nasciam a Adidas (Adolf) e a Puma (Rudolf).
Ao longo dos anos, as duas marcas disputam o mercado esportivo.
E até o Pelé entrou nessa disputa…
Como ele era um jogador excepcional e o futebol era o esporte onde atraía o maior número de pessoas (acredito que ainda seja até hoje), ambas as marcas firmaram o “Pacto Pelé”.
O pacto não funcionou muito bem, pois sabemos qual das duas marcas patrocinou o Rei Pelé, não é mesmo?
Os irmãos Dassler mudaram para sempre a relação do esporte e dos negócios.
E também jamais imaginariam que seus sapatos esportivos seriam usados no dia-a-dia por todo tipo de pessoa, além de ter uma linha de roupas e uniformes para diversos esportes.
Após a leitura deste livro você olhará diferente para o seu tênis com as três listras…
Bruno de Souza
Informações importantes sobre o Livro Invasão de Campo
Invasão de Campo
Barbara Smit
1ª Edição – 2007.
360 páginas.
Editora Zahar.
Ficou com vontade de comprar o livro? É só clicar na imagem: