Olááá! Tudo bem? Inaugurando uma nova seção, temos o Viajar correndo pela história das ruas.
Afinal, vamos usar o conhecimento de guia de turismo para trazer informações, história e curiosidades sobre as ruas pelas quais passamos durante as corridas…
A primeira é a Rio City Half Marathon. Vem com a gente!
Rio City Half Marathon
Para a estreia do quadro Viajar correndo pela história das ruas, teremos o trajeto da Rio City Half Marathon.
A escolha da Rio City Half Marathon foi porque ela estava agendada para o mês de maio e passa por diferentes ruas que poderiam ser exploradas…
Importante ressaltar que, agora, ela está programada para o dia 02 de maio de 2021.
Então, vamos ao trajeto e à história das ruas que compõem a Rio City Half Marathon…
A largada é no Recreio e até o km 15, seguiremos pela Avenida Lúcio Costa.
Então, entraremos na Avenida do Pepê.
Mais 1,5 km e estaremos na Rua Sargento João Faria.
Passaremos bem de leve na Avenida Ministro Ivan Lins e subiremos a Ponte da Joatinga.
Depois entraremos no Túnel do Joá, passaremos pelo Elevado das Bandeiras e mais um túnel pela frente: o antigo Túnel de São Conrado, atual Engenheiro Paulo Cezar Marcellino Figueiredo.
Alcançamos a Autoestrada Engenheiro Fernando Mac Dowell, viramos na Rua Princesa Diana de Gales e terminamos na Avenida Prefeito Mendes de Morais.
Avenida Lúcio Costa
Essa avenida era conhecida como Avenida Sernambetiba (que na língua Tupi significa “ajuntamento de sernambis”).
Em 1998, o prefeito do Rio, Luiz Paulo Conde, assinou um decreto trocando o nome da Avenida Sernambetiba para Avenida Lúcio Costa.
Essa foi uma medida para homenagear o arquiteto e urbanista, que morreu nesse mesmo ano.
Lúcio Marçal Ferreira Ribeiro de Lima Costa foi um famoso arquiteto e urbanista.
Ele é conhecido por ser um dos projetistas do Plano Piloto de Brasília.
Embora seja considerado um nome muito influente do Modernismo no Brasil, Lúcio Costa começou projetando construções coloniais (que podem ser vistas no Largo do Boticário).
Dirigiu a Escola Nacional de Belas Artes, com a missão de renovar o ensino das artes plásticas e implantar um curso de arquitetura moderna.
Foi também colaborador e diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Apesar de diversos episódios controversos na sua vida (demolição do Palácio Monroe, antiga sede do Senado Federal, concurso do projeto do atual Palácio Capanema, entre outros), Lúcio Costa é reconhecido no mundo todo por suas obras.
Uma delas foi ser responsável pelo plano piloto da Barra da Tijuca e da Baixada de Jacarepaguá.
Avenida do Pepê
A Avenida do Pepê é trecho da Avenida Lúcio Costa que recebeu uma denominação especial.
Fica em frente à Praia do Pepê e vai do Posto 2 até o Quebra Mar da Barra da Tijuca.
Pedro Paulo Guise Carneiro Lopes, o Pepê, foi um empresário e um esportista.
Pepê tinha um quiosque de sanduíches e sucos naturais na Praia da Barra, a Barraca do Pepê.
O local é famoso pela prática de esportes como windsurf e kitesurf.
Foi um surfista famoso (ficou entre os 20 melhores surfistas do mundo e foi tricampeão brasileiro) e campeão de voo livre em 1981.
Morreu 10 anos depois, em um acidente de asa delta quando disputava o campeonato mundial no Japão.
Mesmo após a morte de Pepê, o local continua em funcionamento.
Rua Sargento João de Faria
Essa rua é em homenagem ao Terceiro Sargento João Soares de Faria.
Ele era natural de Lorena–SP e foi componente da Força Expedicionária Brasileira.
Morreu na Batalha de Abetaia em 1944.
Assim que estivermos liberados, irei in loco confirmar (ou não) essa informação na placa da rua, pois online não encontrei muitas informações.
OBS. Passei lá e era isso mesmo!!!
Avenida Ministro Ivan Lins
Ivan Monteiro de Barros Lins foi um mineiro com múltiplas facetas…
Foi médico, jornalista, professor, pensador, ensaísta e conferencista.
Veio para o Rio de Janeiro quando seu pai foi nomeado Ministro do Supremo Tribunal Federal.
Foi nomeado, durante a Era Vargas, Ministro do Tribunal de Contas da União, do qual foi presidente (por isso, Ministro Ivan Lins).
Também integrou a Academia Brasileira de Letras, sendo ocupante da Cadeira 1!
Por ser um defensor do Positivismo, seu maior legado foi uma extensa obra no campo da história das ideias com ensaios à luz do positivismo.
Sua obra mais importante é a “História do Positivismo no Brasil”.
Ponte da Joatinga
A Ponte da Joatinga está sobre o canal de mesmo nome.
Ela conecta o limite oeste do Elevado do Joá (Elevado das Bandeiras) à Avenida Ministro Ivan Lins.
Faz parte, juntamente com os viadutos centrais e quatro túneis, do Complexo do Elevado do Joá.
Tunel do Joá
O Túnel do Joá é um dos integrantes do complexo de túneis e elevados que ligam a Zona Sul do Rio (através de São Conrado) à Zona Oeste (através da Barra da Tijuca).
As obras de construção do Túnel do Joá foram iniciadas em 1967.
Por sua estrutura de dois andares, foi a segunda obra rodoviária do gênero no mundo (o primeiro foi o Túnel de Yerba Buena, em San Francisco, EUA).
Elevado das Bandeiras
O Elevado das Bandeiras é o nome oficial do Elevado do Joá.
Inaugurado em 1971, foi importante para o desenvolvimento da região da Barra da Tijuca nas décadas posteriores.
O Elevado Sul, como e conhecida atualmente a parte antiga, possui dois andares.
Em 2010, foi construída uma nova estrutura ao norte de apenas um andar com 1,1 km de extensão.
Tal estrutura, somada ao elevado original (ao sul), gera 3 pares de pistas.
Essa nova parte construída do Elevado das Bandeiras (Elevado Norte) foi um dos legados dos Jogos Olímpicos de 2016.
A ideia era expandir a capacidade de transporte à região do Parque Olímpico do Rio de Janeiro.
Junto à construção do novo elevado, está uma pista dedicada que faz parte da Ciclovia Tim Maia.
Sim, a mesma que está interditada na Avenida Niemeyer.
Tunel de São Conrado
Atualmente, o Túnel de São Conrado chama-se Túnel Engenheiro Paulo Cezar Marcellino Figueiredo. Composto por dois andares, são 220 m de extensão que ligam os bairros de São Conrado e Barra da Tijuca.
O Engenheiro Paulo Cezar Marcellino Figueiredo foi servidor na Secretaria Municipal de Obras e exerceu diversos cargos, como: Diretor de Administração e Finanças, Subsecretário da Secretaria Municipal de Obras e Chefe de Gabinete.
Sua última função foi como Diretor de Administração e Finanças da Rio-Águas.
Autoestrada Engenheiro Fernando Mac Dowell
Antiga Autoestrada Lagoa-Barra, agora temos a Autoestrada Engenheiro Fernando Mac Dowell.
A antiga autoestrada Lagoa-Barra foi inaugurada em 1971.
Composta por um complexo viário que corta seis bairros (Lagoa, Gávea, Rocinha, São Conrado, Joá e Barra), possui quase 11 quilômetros de extensão.
A homenagem veio por ser uma das grandes obras de mobilidade da cidade que contaram com a participação de Fernando Mac Dowell.
Fernando Luiz Cumplido Mac Dowell da Costa foi Vice-prefeito do Rio de Janeiro durante um ano e teve seu mandato interrompido por sua morte em 2018.
Exerceu diversas funções em diversos governos do Rio de Janeiro.
Geralmente, estava ligado aos transportes.
Inclusive, durante um ano, atuou como Vice-prefeito e também como Secretário Municipal de Transportes da cidade.
Em 2015, visitou estações fantasmas de metrô, que afirmou já estarem prontas desde a década de 1980, mas que nunca foram inauguradas.
A estação da Carioca é uma delas (em breve, vou contar a história aqui).
Rua Princesa Diana de Gales
Mais uma homenagem no nosso trajeto.
Desta vez, a Diana Frances Spencer, também conhecida como Lady Di.
A Princesa Diana foi a primeira esposa do Príncipe Charles, o Príncipe de Gales, herdeiro do trono britânico.
Após o seu casamento, Diana tornou-se uma das mulheres mais famosas do mundo, uma verdadeira celebridade. Isso atraía a presença de inúmeros fotógrafos e paparazzis.
Por conta de uma fuga para evita-los, acabou envolvida em um acidente de carro em Paris, o que culminou com sua morte em 1997.
Avenida Prefeito Mendes de Morais
Avenida em homenagem a Marechal Ângelo Mendes de Moraes, prefeito do então Distrito Federal de 1947 a 1951.
Sua gestão foi marcada pela inauguração do Estádio do Maracanã e construção da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Teve uma ampla carreira militar e faleceu em 1990.
E aí? Gostou da história das ruas da Rio City Marathon? Conhecia tudo o que foi falado neste post?
Eu mesma não sabia que a Autoestrada Lagoa-Barra tinha mudado de nome. Olha que loucura!
O artigo trouxe alguma novidade? Além disso, você tem mais alguma informação para complementar?
Então, conte aqui nos comentários e vamos continuar essa conversa…
Hoje eu fico por aqui…
Portanto, um super beijo e até a próxima,
Carolina
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