27 maratonas em 27 dias consecutivos nas 27 capitais brasileiras, de Raphael Bonatto, é a resenha de mais um livro de corrida escrita por Bruno de Souza para o Leia correndo.

Inspirado no livro 50 maratonas em 50 dias do ultramaratonista Dean Karnazes, o curitibano, preparador físico e ultramaratonista, Raphael Bonatto reinventou em 2010 a versão nacional desse desafio.
Ele decidiu correr 27 maratonas em 27 dias consecutivos nas 27 capitais brasileiras.
Como foi o desafio?
Tarefa nada fácil, mesmo para quem já encarou algumas das ultramaratonas mais difíceis do mundo como Badwater e BR 135.
Raphael também enfrentou outros desafios insanos como o de correr da cidade de Foz do Iguaçu até Curitiba no estado do Paraná.
Foram quase 700 km em apenas sete dias.
Diferente do Karnazes, que teve toda uma equipe por trás de suas maratonas, Raphael embarcou praticamente sozinho para todas as 27 capitais brasileiras.
Foi contando, às vezes, com a solidariedade de desconhecidos e em outros momentos com a ajuda de amigos que fez no mundo das ultramaratonas que ele realizou o desafio.
O livro é de leitura fácil e nele Raphael te leva junto para correr por todas as capitais, contando todos os detalhes de cada maratona.
Curiosa a parte sobre alimentação (às vezes, precária), além da correria de ter que embarcar rapidamente para a próxima cidade em um país tão extenso como o nosso.
Tarefa essa que em certos momentos foi mais complicada do que o simples fato de correr.
E tem mais…
No final do ano 2020, para comemorar os 10 anos desse desafio e a publicação deste livro, não é que ele decidiu novamente se desafiar correndo 27 maratonas consecutivas?
Dessa vez, devido à pandemia, todas foram realizadas em Curitiba.
Esse livro é a prova de que grandes histórias desse nosso esporte estão mais próximas do que imaginávamos.
Cabe a nós ler e prestigiar esse gigante ultramaratonista.
E, por fim, se motivar a criar os nossos próprios desafios após essa leitura.
Para mais informações sobre este livro, siga o perfil do Raphael no Instagram: @raphaelbonatto.
Bruno de Souza
Informações importantes sobre o Livro 27 Maratonas em 27 dias consecutivos nas 27 capitais brasileiras
27 Maratonas em 27 dias consecutivos nas 27 capitais brasileiras
Raphael Bonotto
1ª Edição – 2020.
Para mais posts sobre livros de corrida, confira no Leia correndo.
Respostas de 2
Obrigado pelo carinho e prestígio, um grande abraço!
Olááá Raphael. Primeiro, desculpe pela demora. Eu realmente não tinha visto que havia comentário pendente de resposta.
Parabéns pelo livro e, principalmente, pelo feito!
Abraços,
Carolina