Olááá! Tudo bem? Hoje falaremos sobre o viaduto ferroviário Paulo de Frontin, uma atração visitada por quem vai a Miguel Pereira.
Então, fique aqui comigo…
A descoberta dessa atração em Miguel Pereira
Quando decidimos correr a WTR em Miguel Pereira, fui pesquisar justamente o que fazer em Miguel Pereira.
Das sugestões encontradas, uma me chamou muita atenção: o Viaduto Paulo de Frontin, uma estrutura impressionante que é uma obra-prima da engenharia e um cartão postal histórico.
Então, antes de voltarmos para o Rio, no domingo após corrida, resolvemos conhecê-lo.
Viaduto Paulo de Frontin
O Viaduto Paulo de Frontin é um dos pontos turísticos mais visitados da região de Miguel Pereira
Sua inauguração aconteceu em 29 de março de 1897 pela Estrada de Ferro Melhoramentos do Brasil.
O nome é uma homenagem ao engenheiro Paulo de Frontin, um dos responsáveis pelo projeto do viaduto.
Localizado a uma altitude de, aproximadamente 400 metros, acima do nível do mar, o Viaduto Paulo de Frontin é uma impressionante obra de engenharia.
Uma informação importante…
Recebi um comentário do Sr. Jayme Teixeira corrigindo a informação sobre a altitude da Ponte Férrea Paulo de Frontin.
Realmente, havia um erro e a informação anterior foi atualizada após pesquisa no Google Earth que forneceu o valor de 395 metros para a altitude.
Muito obrigada pela contribuição, Sr. Jayme.
São 82 metros de comprimento e 33 metros de altura, o viaduto se destaca pela sua estrutura metálica treliçada, com dois vãos retos e um arco central de 40 metros.
Abaixo dele, está o Rio Santana.
Além disso, é considerado o único viaduto de ferro em curva no mundo.
Construção do Viaduto Paulo de Frontin
Sua construção representou um desafio técnico significativo na época.
Os engenheiros responsáveis tiveram que superar alguns obstáculos naturais.
Além disso, a utilização de técnicas de engenharia avançadas para a época foi necessária para garantir a estabilidade e a segurança da estrutura.
O resultado final foi uma obra de arte que impressiona até os dias de hoje.
Qual era a finalidade do Viaduto Paulo de Frontin?
O Viaduto Paulo de Frontin fez parte de um projeto de uma ferrovia que ligava a estação de Alfredo Maia (na altura da Praça da Bandeira, no Rio) a Três Rios, para ajudar a escoar o café, que já estava em decadência.
Chamada de Linha Auxiliar, em 1903, passou a integrar a Estrada de Ferro Central do Brasil.
Com isso, as pessoas pegavam o trem no Rio de Janeiro e podiam ir à Miguel Pereira.
Já em 1957, a linha entrou para a Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA).
No entanto, com a melhoria das vidas de acesso às cidades serranas por estradas asfaltadas, o trem perdeu meio que a sua importância.
Com isso, a Linha Auxiliar foi perdendo sua função.
Em 1993, foi implantado um trem turístico que ligava Conrado a Miguel Pereira.
Seus vagões eram pintados de azul e, por isso, ficou conhecido como Trem Azul.
O Trem Azul passava pelo Viaduto Paulo de Frontin e, segundo relatos, por ser uma composição de apenas três vagões, era uma linda imagem ver o trem por completo sobre o viaduto.
O trem turístico foi encerrado em 1995 e, atualmente, o Viaduto Paulo de Frontin encontra-se desativado.
Sua função atual é servir de base para rapel.
A história se perdendo…
Apesar de sua importância histórica, o viaduto não está bem preservado.
Quando fomos, alguns dormentes estavam podres e algumas placas de concreto estavam quebradas, o que ofereciam um risco ao visitante.
A preservação e conservação do Viaduto Paulo de Frontin são de extrema importância para a história e a cultura da região.
É fundamental que as autoridades locais e os órgãos responsáveis continuem investindo em sua manutenção, para garantir que as gerações futuras possam apreciar essa obra-prima da engenharia e esse cartão postal histórico.
Esse patrimônio é um verdadeiro tesouro que merece ser preservado e valorizado.
Como chegar ao Viaduto Paulo de Frontin
Vou simular saindo do Centro de Miguel Pereira, mas você pode adequar à sua necessidade.
Portanto, em Miguel Pereira, basta entrar na rua antes da Estação ferroviária Barão do Javary e virar à esquerda para seguir pela Avenida Estanilo Francisco Xavier.
Esse início é de paralelepípedos.
Em seguida vem um trecho de asfalto meio esburacado.
Você chegará a Fragoso e deverá virar à esquerda.
Depois de passar pela Colônia de Férias do Rodoviários, você deve seguir pela estrada asfaltada até chegar ao DPO (Destacamento de Policiamento Ostensivo) de Vera Cruz.
Deixamos o carro estacionado ali e subimos por uma rua lateral para acessar o viaduto.
Um detalhe importante…
Não havia placa sinalizando o caminho e, algumas vezes, o GPS não funcionou.
O entorno do Viaduto Paulo de Frontin
A região ao redor do Viaduto Paulo de Frontin também oferece uma série de atividades para os visitantes.
Trilhas ecológicas permitem explorar a natureza exuberante da região, com cachoeiras, riachos e mirantes espetaculares.
Então, se você tiver um pouco mais de tempo, aproveite para explorar a região.
Você conhece essa atração em Miguel Pereira? Gostou de saber um pouco sobre a história dela?
Além disso, tem mais alguma informação para complementar?
Então, escreva nos comentários e vamos continuar esta conversa.
Sendo assim, vou aguardar seu comentário, mas vou ficar por aqui!
Portanto, um super beijo e até a próxima,
Carolina
Aliás, aproveite e confira como foi a WTR Miguel Pereira.
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Respostas de 2
Olá Carol excelente matéria sobre a ponte ferrea eng. Paulo de Frontin, somente a altitude da ponte está errada ,pois ela está a cerca de 480 metros ao nível do mar, pois a cidade de Miguel Pereira está a cerca de 620 metros ao nível do mar. Só uma crítica construtiva não me leve a mal…
Olááá, Jayme. Tudo bem?
Imagina, eu super agradeço pela correção, pois realmente, não fez muito sentido…
Pesquisei pelo Google Earth e ele deu a altitude de 395 metros para a Ponte e 620 para Miguel Pereira.
Já alterei no artigo e fiz menção à sua correção.
Mais uma vez, obrigada e desculpe pela demora na resposta.
Um excelente 2024!!!
Abraços,
Carolina.