Olááá! Tudo bem? Hoje, vamos falar sobre os benefícios de viajar, ou seja, o que uma viagem pode trazer para nossas vidas?
A intenção aqui é desmistificar a ideia de que viajar é artigo de luxo onde gastamos sem ter nenhum tipo de benefício. Muito pelo contrário… Confira…
Já foi comprovado por algumas pesquisas que os benefícios de viajar englobam tanto o aspecto mental e psicológico quanto o físico (as pesquisas estão citadas no final deste post).
Ou seja, é um estímulo completo para você.
São diferentes sabores, locais, costumes e pessoas…
E a abertura da mente já começa com essas experiências.
Como viajar pode abrir a mente?
Você é obrigado, mesmo sem querer, a expandir os horizontes e desenvolver atitudes de respeito e de tolerância.
Além disso, o contato com coisas diferentes possibilita o desenvolvimento de uma mente mais criativa. Mas isso falaremos mais para frente.
Quando viajamos, saímos da rotina. Não que a rotina seja algo ruim. Eu nem acho isso, mas ela nos mantém na zona de conforto. E aí sim, isso, a longo prazo, não é positivo.
De vez em quando é preciso sair dela, respirar novos ares, ter outras experiências…
Afinal, já falamos que novos desafios e experiências abrem a mente para mudanças!
Viajar te faz aprender sobre outras culturas. Isso se dá pelo contato com o modo de vida de outros povos ou, até mesmo, pelo contato com obras artísticas (musicais, pinturas, entre outras formas de expressão).
Quer coisa mais interessante do que você visitar ao vivo e a cores um local ou ver uma obra que você leu ou estudou sobre ela?
Fiz um post sobre isso no Instagram do Viajar correndo. Dá uma conferida:
Benefícios de viajar: criatividade
Tudo isso que falamos até agora contribui para o aumento do seu repertório cultural, o que, de maneira inconsciente, contribui para a sua criatividade.
Falando em criatividade, não encare a criatividade como algo grandioso, em que você precisa inventar algo que nunca existiu…
Não, nada disso… Criatividade tem a ver com encontrar novas formas de ver uma determinada situação ou de solucionar problemas.
É algo útil para o nosso dia a dia.
Para saber mais sobre a criatividade, confira o artigo: Criatividade: como pensar fora da caixa…
Isso indica que as vias neurais são influenciadas pelo ambiente e pelos hábitos, o que significa que também são sensíveis à mudança.
Dessa forma, novos sons, cheiros, linguagem, sabores, sensações e visões geram diferentes sinapses no cérebro e podem ter o potencial de revitalizar a mente.
As experiências na viagem ajudam bastante nesse sentido e, se for uma viagem para o exterior onde você precisa se comunicar em outros idiomas, muito mais…
Durante uma viagem em que você precisa interagir e se expressar em outro idioma, a sua mente vai passar por um processo de criar diferentes conexões.
Novamente, um componente essencial à criatividade.
Mais benefícios de viajar…
Outro ponto dos benefícios de viajar é o crescimento nas relações com as pessoas e com você mesmo.
Viajar com pessoas te expõe a diferentes situações e sozinho idem.
Com isso, você passa a se conhecer melhor, a conhecer melhor os seus limites e, quem sabe, a desafiá-los mais vezes.
O que nos oferece uma grande oportunidade de melhorarmos e crescermos como seres humanos.
Benefícios de viajar levados para o ambiente do trabalho…
Ah, mas eu trabalho muito. Não posso perder tempo com viagens.
Ok, ok. Mas saiba que as viagens ajudam a desenvolver as chamadas soft skills, habilidades pessoais tão desejadas no mercado de trabalho.
Essas mesmas experiências que falei anteriormente contribuem para que você se torne um profissional mais criativo, adaptável, responsável, autoconfiante e com uma capacidade de solução de problemas bem desenvolvida.
É preciso planejar a sua viagem. E você não vai fazer de qualquer jeito, não é verdade?
Então, essas habilidades que você trabalhou durante o planejamento da viagem para conquistar a viagem dos sonhos terão impactos também na sua vida pessoal e profissional.
Lembre-se de que, no mundo do trabalho, a capacidade de planejar e organizar são competências indispensáveis.
Ainda não consegui te convencer? Então, trarei mais dois benefícios dentro da vida e do trabalho…
Como viajar exige o mínimo de planejamento financeiro e de gestão do tempo, você também levará essas habilidades para o seu dia a dia.
Não está satisfeito? Então, a última…
Passar um bom tempo longe das tensões do dia a dia pode nos dar o descanso de que necessitamos para voltarmos mais revigorados e mais bem equipados para lidar com o que aparecer.
Viagem e pandemia
Muitos são os benefícios de viajar…
Massss, no momento, eu sei que ainda não estamos 100% livres para viajar…
No entanto, podemos aproveitar os momentos em que estamos em casa para sonhar.
Sonhe bastante, se inspire com bons conteúdos (aqui no Viajar correndo pode ser uma boa, heim?) e aproveite para transformar esses sonhos em planejamento.
Assim, quando pudermos voltar a viajar, vai ser mais fácil e muito mais prazeroso.
Quer mais artigos sobre planejamento de viagem? Confira Planejamento de Viagem… Lá você vai encontrar diversos links para vários artigos sobre o tema.
E você?
Tem mais algum benefício que a viagem traz para você para compartilhar com a gente? Já tinha pensando sobre isso? Tinha feito essas reflexões? Se sente diferente quando volta de uma viagem?
Conte aqui nos comentários e vamos continuar interagindo.
E, para não perder nada, assine a newsletter do Viajar correndo.
Através dela, você fica sabendo de muitas coisas que acontecem no mundo das viagens, das corridas ou nos “dois mundos”.
Ah! E dá para escolher o que você deseja receber.
Hoje fico por aqui!
Um super beijo e até a próxima!
Carolina Belo
Confira a live que fiz sobre o tema:
Prefere ouvir? Confira o podcast Viajar abre a mente e faz crescer…
Alguns dos estudos que comprovam os benefícios de viajar para a nossa vida…
Blank C. et al. Short vacation improves stress-level and well-being in German-speaking middle-managers-a randomized controlled trial. Int J Environ Res Public Health. 2018; 15(1):130.
Chikani V. et al. Vacations improve mental health among rural women: the Wisconsin Rural Women’s Health Study. WMJ. 2005;104(6):20-3.