Onde correr no RJ
Vários lugares no Rio de Janeiro permitem que você faça treinos completos em um único local, sem preocupações com trânsito, por exemplo. Vai fazer um treino longo e não quer ficar igual a um hamster dando voltas? Existem alguns lugares para correr no Rio de Janeiro que te possibilitam fazer longões completos. Também há vários tipos de terrenos como areia, grama, terra batida, asfalto, concreto, cascalho e trilhas e altimetrias.
Onde correr no Centro
Onde correr na Zona norte
Onde correr na zona oeste
Onde correr na Zona Sul
Conheça lugares para correr no Centro do Rio de Janeiro.
Você pode iniciar o seu treino no MAM e seguir até o monumento Estácio de Sá, o que garante um pouco mais de 3 km de corrida. A marcação no chão aparece a cada 500 metros. Não há banheiros no local. No entanto, há postos de salvamento que oferecem o serviço. Lembrando que o mesmo é pago. É recomendável não correr na localidade no horário da noite, por uma questão de segurança mesmo.
Cada volta correndo na Praça Paris totaliza 1 km. A pista é de terra batida, o que não exige tanto das articulações. Existem guardas na praça até 22h, o que aumenta a sensação de segurança.
Popularmente conhecida como Boulevard Olímpico, começa no Largo da Misericórdia e segue até o Armazém 8 do Cais da Gamboa. O trajeto de 3,5 km possibilita paisagens interessantes durante a corrida. Entre elas, o Museu de Arte do Rio (MAR), o AquaRio, o Mural Etnias, o Museu do Amanhã, a Praça Mauá e a Praça XV.
Conheça lugares para correr na Zona Norte do Rio de Janeiro.
Mas, quantos km têm em volta do Maracanã? Bom, a pista é bem curta e uma volta completa possui 1,8 km. Atenção!!! Em dias de jogos, evite correr por lá, pois a pista fica tomada pela grande quantidade de torcedores.
Um parque que já foi residência da Família Real também é uma opção de onde correr no Rio de Janeiro. Ele está localizado no bairro Imperial de São Cristóvão e oferece diversos tipos de terrenos para corrida: grama, asfalto ou pista de terra. Também há trechos com aclives. A pista é de 3,5 km, aproximadamente. Novamente, atenção!!! Evite correr no entardecer e em horários com pouco movimento.
Ele é tão grande que possibilita um treino de 3,5 km (se você seguir pelo asfalto direto) ou 4 km (se você for pela ciclovia) de uma extremidade do parque à outra. Ou seja, dependendo da sua escolha, você pode ter um treino de até 8 km ida e volta.
Conheça lugares para correr na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
o Bosque da Freguesia, localizado na Freguesia de Jacarepaguá, possui diversas trilhas, totalizando 2,5 km de percurso. O chão é de terra batida e isso é excelente para alguns treinos.
Possui uma pista que contorna o parque e tem, aproximadamente, 3 km de extensão. Ele também possui inúmeras opções de caminhos na parte interna. Dá para fazer uma boa rodagem no local e ainda contar com a proteção das árvores contra o sol.
São três possibilidades de acesso ao PEPB: Núcleo Pau-da-Fome na Taquara, Núcleo Piraquara em Realengo e o Núcleo Camorim em Camorim. É no PEPB que está o pico mais alto do Rio de Janeiro. O trajeto até o Maciço da Pedra Branca possui 11 km e é bem técnico. No entanto, existem trilhas mais fáceis e intermediárias. A Trilha do Rio Grande, por exemplo, pode ser considerada fácil com 800 metros de extensão.
Conheça lugares para correr na Zona Sul do Rio de Janeiro.
São várias possibilidades de onde correr por aqui… Do Posto 12 do Leblon, passando por Ipanema e Copacabana e chegando ao Leme. Esse treino garante a você 9 km. Isso porque a orla das Praias do Leblon e de Ipanema oferece, juntas, 4 km. Já a orla de Copacabana tem 4 km de pistas e a orla do Leme mais um 1 km. Se precisar de uma quilometragem maior, você pode seguir até a Urca e chegar à Praia Vermelha e emendar na Pista Claudio Coutinho.
Percorrendo o caminho completo, desde o início da Rua Ariperana, no Leblon, até o seu final, já dentro do Parque Penhasco Dois Irmãos, são dois quilômetros, com uma elevação de altimetria de aproximadamente 146 metros. São 4 mirantes ao longo do percurso que permite dar uma retomada no fôlego.
Com um percurso de 7,5 km, a paisagem é de tirar o fôlego por todo o percurso. Dá para ver o Cristo Redentor, o Sumaré, o Morro Dois Irmãos e até a Pedra da Gávea. A quilometragem é marcada no chão de 100 em 100 metros. Só fique atento porque aos finais de semana, ela costuma ficar bem cheia. Portanto, tente ir cedo ou no fim da tarde. Só é preciso tomar cuidado porque a pista é compartilhada com ciclistas, patinadores, skatistas e carrinhos de lazer (aqueles com 4 pessoas). Assim como o Aterro do Flamengo, não há um horário específico de funcionamento. No entanto, novamente, tente não correr por lá mais tarde, por uma questão de segurança.