Por Carolina Belo
O que pode ser melhor para o corredor? Afinal, correr de boné ou correr de viseira tem vantagens. No entanto, também possui algumas desvantagens. Você quer saber quais são elas? Então, avance para as próximas páginas.
Quando a gente vai correr ao ar livre é importante pensar na proteção em diversos sentidos. Afinal, estamos submetidos a diversos fatores como sol, chuva, vento, poeira, poluição, insetos, raios ultravioletas, entre outros. Correr de boné ou correr de viseira podem ajudar a minimizar os efeitos causados por esses fatores.
Um boné pode proteger o rosto e os olhos dos raios UV nocivos do sol, o que é especialmente importante em dias quentes ou ensolarados.
Proteção maior em dias de chuva, pois ele cobre mais a cabeça.
O suor pode ser uma grande desvantagem durante a corrida, mas correr de boné pode ajudar a manter o suor longe dos olhos e do rosto, proporcionando maior conforto.
Usar um boné pode ajudar a manter o cabelo fora do rosto, o que pode melhorar a visão e, assim, o desempenho durante a corrida.
Algumas pessoas podem achar que correr com um boné é desconfortável devido ao suor acumulado ou ao aperto na cabeça.
Ainda dentro da linha do desconforto, o suor não se dissipa tão rápido na cabeça quando a pessoa está usando um boné. Isso porque ele forma uma barreira quando comparado à viseira, por exemplo.
Alguns estudos sugerem que o uso prolongado de boné pode causar calvície devido à compressão constante no couro cabeludo.
Dependendo do formato, os bonés podem ser difíceis de serem guardados. E dobrá-los pode quebrar a aba, perdendo a função.
Por ser aberta, a viseira facilita a dispersão do calor e, com isso, o suor é dissipado mais facilmente.
Vimos que correr de boné pode causar calvície por comprimir o couro cabeludo. Como a viseira é aberta, esse risco é minimizado.
O suor pode ser uma grande desvantagem durante a corrida, mas correr de viseira pode ajudar a manter o suor longe dos olhos e do rosto, proporcionando maior conforto.
Correr de viseira ajuda a manter o cabelo fora do rosto, o que pode melhorar a visão e, assim, o desempenho durante a corrida.
Apesar de ajudar na dissipação do calor, justamente por ser aberta, a cabeça fica mais exposta. E, por isso, o couro cabeludo não fica totalmente protegido, podendo sofrer queimaduras.
Independente do que você escolher para correr, garanta que ele esteja firme e adaptado à sua cabeça. Afinal, se estiver frouxo ou muito apertado pode causar problemas durante a corrida. E, claro, apesar de oferecerem proteção contra o sol, não deixe de usar o seu protetor solar.
Para saber mais sobre o assunto, confira o artigo completo no Viajar correndo. Aliás, você gosta desses assuntos ligados a acessórios que ajudam na corrida? Portanto, confira os artigos:
No Viajar correndo temos diversos artigos sobre viagens e corrida, inclusive com curiosidades e histórias...