Oláááá. Tudo bem? Hoje falaremos sobre a importância da destruição segura de documentos de viagens e de corridas.
Afinal, tais papéis podem servir de base para fraudes com o seu nome.. Vamos lá…
Muitas pessoas gostam de guardar seus documentos de viagens como passagens, cartões de embarque, etiquetas de bagagens, comprovantes de cartões de crédito, entre outros.
Os corredores também têm seus números de peito, etiquetas nominais nos envelopes que contêm esses números e comprovantes de pagamento de corrida.
No entanto, chega um dia em que tudo isso vai para o lixo. Aí que está o perigo.
Perigo?
Sim… Passagens, cartões de embarque e etiquetas da bagagem trazem códigos de barras que podem ser decifrados por sites gratuitos na internet e dar acesso às suas informações de viagens e programas de milhagem.
Um criminoso pode muito bem acessar sua conta e verificar futuros planos, marcar voos e até cancelar viagens… Isso é um aperitivo do que golpistas podem fazer com suas informações.
Uma pessoa mais neurótica (ou seja, eu) ainda pode pensar que tais bandidos podem analisar suas informações e saber claramente onde você está indo e até quanto tempo costuma passar fora de casa.
Comprovantes de compras com cartões de crédito
Os comprovantes de compras com cartões de crédito seguem o mesmo padrão.
Eles revelam os últimos algarismos do número do cartão e indicam a bandeira do mesmo.
Como os números seguem um padrão lógico (número que identifica a entidade emissora do cartão, código do cliente e último dígito verificador determinado pela Fórmula de Luhn), fraudadores podem conseguir decifrar as informações faltantes.
Nem conto para você que também há uma calculadora online que verifica se uma combinação de números de cartão é válida…
Melhor deixar para lá, se não, vamos ficar muito mais neuróticos…
E os documentos de corrida?
Já os corredores podem ter seus dados investigados a partir de seus números de peito, do chip da corrida (alguns têm o seu número também) e até mesmo das etiquetas dos envelopes onde estavam o chip e o número de peito.
Com eles, é possível te achar facilmente e obter outros tipos de informações mais sofisticadas a seu respeito.
Com essas informações simples, que podem ser obtidas no saco de lixo de casa ou do trabalho, qualquer pessoa mal intencionada pode fazer compras em seu nome, traçar sua rotina para um plano de sequestro (sério!!!) e aplicar os mais criativos golpes.
Como realizar a destruição segura de documentos?
A dica, então, é destruir papéis com dados pessoais que podem ser usados contra você.
Mas, como realizar a destruição de documentos de maneira segura?
Bom, se você tem uma fragmentadora de papel, é só passar os documentos por ela…
Dependendo do modelo e da capacidade, rapidinho o trabalho estará finalizado e os documentos estarão destruídos em segurança.
Depois que comprei a minha, sou uma pessoa mais feliz, ha ha ha ha ha…
Importante
Caso a pessoa ainda esteja cismada com o fato de que alguém possa juntar os pedaços cortados pela fragmentadora, faça o seguinte: jogue aos poucos no lixo.
Um dia jogue uma parte e jogue o restante em outro dia.
Preciso dizer que faço assim? Ha ha ha…
No entanto, caso você não tenha uma fragmentadora de papel, há outras opções…
1) Use um perfurador de papel simples
Fure os códigos de barras, o nome e outras informações que sejam relevantes na sua identificação…
2) Corte com um estilete
Corte as partes importantes com um estilete.
3) Coloque os documentos de molho em uma bacia com água
A água irá ajudar na destruição dos documentos, uma vez que irá dissolver o papel e impedirá que as informações sejam lidas.
4) Queime
Apesar de não ser uma medida ecologicamente correta em tempos de mudanças climáticas, em um caso extremo, pode ser utilizada para destruir os documentos.
Importante Queime em um local aberto (para não colocar fogo na casa) e cuidado com a fumaça, pois ela pode ser tóxica (os comprovantes de cartões de crédito, por exemplo, podem ter em sua composição o bisfenol-A, ou BPA, que é potencialmente nocivo à saúde).
Dessa forma, tenha cuidado com seus documentos e suas informações.
Faça uma destruição degura de documentos e evite, com isso, dores de cabeça futuras por conta de algum esperto que esteja esperando um momento de descuido para agir…
O que achou das sugestões? Você costuma ter esses cuidados com os documentos que contêm o seu nome? Você realiza a destruição segura de documentos? Conta aqui nos comentários… Vou adorar saber…
Aproveite para conferir o post: Documentos para Viagem: Quais documentos levar para uma viagem nacional ou internacional?
Até quarta-feira
Um super beijo
Carolina
Sabia que viajar para correr tem suas particularidades? Quer saber mais? Acesse: Viagem e Corrida, uma combinação completamente possível
Precisando de hotel para suas viagens? Reserve usando o Booking.com
Respostas de 4
Genteee.. é mesmo, né?! Tem que pensar em tudo…Vou levar as suas dicas para outros campos da minha vida!!! Todo cuidado é pouco!!!
Beijos!!
http://blogdaana.com.br
Pois é Ana Paula. Às vezes, a gente nem se dá conta, masssss os espertos estão sempre atentos a um mínimo deslize… Eu queria MUITO um mundo cor de rosa, he he he he he…
Um super beijo
Carolina
Show, Carol, muito legal!
Abraços, Rafa
Oi Rafael, eu disse que tinha mais ou menos a ver, mas com uma outra abordagem, he he he he.
Obrigada pela visita e pelo comentário…
Abraços
Carolina