Este é um trabalho para disciplina Introdução à Informática, do curso de Licenciatura em Turismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
A intenção do trabalho é demonstrar os objetivos educacionais do curso de Licenciatura de Turismo no Brasil.
Então, vamos lá?
O curso de licenciatura em Turismo é voltado para a formação de profissionais que poderão atuar:
- nas áreas de Educação Profissional e de ensino Fundamental;
- em outras áreas nas quais sejam necessários conhecimentos didáticos.
Além disso, ele também visa à formação de pessoas capazes de
- planejar;
- executar;
- acompanhar;
- avaliar programas e projetos educacionais;
- à habilitação para a produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico no campo do Turismo com uma postura investigativa e pró-ativa.
Tudo com vistas ao entendimento do fenômeno turístico e seus desdobramentos na sociedade.
Parecer 0288/2003 do CNE/CES
De acordo com o Parecer 0288/2003 do CNE/CES, o currículo do curso de Turismo deve possuir alguns elementos estruturais…
I – objetivos gerais do curso, contextualizados em relação às suas inserções institucional, política, geográfica e social;
II – condições objetivas de oferta e a vocação do curso;
III – cargas horárias das atividades didáticas e da integralização do curso;
IV – formas de realização da interdisciplinaridade;
V – modos de integração entre teoria e prática;
VI – formas de avaliação do ensino e da aprendizagem;
VII – modos da integração entre graduação e pós-graduação, quando houver;
VIII – cursos de pós-graduação lato sensu, nas modalidades especia lização integrada e/ou subseqüente à graduação, de acordo com o surgimento das diferentes manifestações teórico-práticas e tecnológicas aplicadas à área da graduação, e de aperfeiçoamento, de acordo com as efetivas demandas do desempenho profissional.
IX – incentivo à pesquisa, como necessário prolongamento da atividade de ensino e como instrumento para a iniciação científica;
X – concepção e composição das atividades de estágio curricular supervisionado, suas diferentes formas e condições de realização, observado o respectivo regulamento;
XI – concepção e composição das atividades complementares.
Conteúdos…
Além disso, o currículo deve contemplar os seguintes conteúdos:
I – Conteúdos Básicos: estudos relacionados com os aspectos sociológicos, antropológicos, históricos, filosóficos, geográficos, culturais e artísticos, que conformam as sociedades e suas diferentes culturas;
II – Conteúdos Específicos: estudos relacionados com a Teoria Geral do Turismo, Teoria da Informação e da Comunicação, estabelecendo ainda as relações do turismo com a administração, o direito, a economia, a estatística e a contabilidade, além do domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira;
III – Conteúdos Teórico-Práticos: estudos localizados nos respectivos espaços de fluxo turístico, compreendendo visitas técnicas, inventário turístico, laboratórios de aprendizagem e de estágios.
Competências e habilidades de um curso de graduação em Turismo
O curso de graduação em Turismo deve possibilitar a formação profissional que revele, pelo menos, as seguintes competências e habilidades:
I – compreensão das políticas nacionais e regionais sobre turismo;
II – utilização de metodologia adequada para o planejamento das ações turísticas, abrangendo projetos, planos e programas, com os eventos locais, regionais, nacionais e internacionais;
III – positiva contribuição na elaboração dos planos municipais e estaduais de turismo;
IV – domínio das técnicas indispensáveis ao planejamento e à operacionalização do Inventário Turístico, detectando áreas de novos negócios e de novos campos turísticos e de permutas culturais;
V – domínio e técnicas de planejamento e operacionalização de estudos de viabilidade econômico- financeira para os empreendimentos e projetos turísticos;
VI – adequada aplicação da legislação pertinente;
VII – planejamento e execução de projetos e programas estratégicos relacionados com empreendimentos turísticos e seu gerenciamento;
VIII – intervenção positiva no mercado turístico com sua inserção em espaços novos, emergentes ou inventariados;
IX – classificação, sobre critérios prévios e adequados, de estabelecimentos prestadores de serviços turísticos, incluindo meios de hospedagens, transportadoras, agências de turismo, empresas promotoras de eventos e outras áreas, postas com segurança à disposição do mercado turístico e de sua expansão;
X – domínios de técnicas relacionadas com a seleção e avaliação de informações geográficas, históricas, artísticas, esportivas, recreativas e de entretenimento, folclóricas, artesanais, gastronômicas, religiosas, políticas e outros traços culturais, como diversas formas de manifestação da comunidade humana;
XI – domínio de métodos e técnicas indispensáveis ao estudo dos diferentes mercados turísticos, identificando os prioritários, inclusive para efeito de oferta adequada a cada perfil do turista;
Mais algumas competências e habilidades…
XII – comunicação interpessoal, intercultural e expressão correta e precisa sobre aspectos técnicos específicos e da interpretação da realidade das organizações e dos traços culturais de cada comunidade ou segmento social;
XIII – utilização de recursos turísticos como forma de educar, orientar, assessorar, planejar e administrar a satisfação das necessidades dos turistas e das empresas, instituições públicas ou privadas, e dos demais segmentos populacionais;
XIV – domínio de diferentes idiomas que ensejem a satisfação do turista em sua intervenção nos traços culturais de uma comunidade ainda não conhecida;
XV – habilidade no manejo com a informática e com outros recursos tecnológicos;
XVI – integração nas ações de equipes interdisciplinares e multidisciplinares, interagindo criativamente face aos diferentes contextos organizacionais e sociais;
XVII – compreensão da complexidade do mundo globalizado e das sociedades pós industriais, onde os setores de turismo e entretenimento encontram ambientes propícios para se desenvolverem;
XVIII – profunda vivência e conhecimento das relações humanas, de relações públicas, das articulações interpessoais, com posturas estratégicas do êxito de qualquer evento turístico;
XIX – conhecimentos específicos e adequado desempenho técnico-profissional, com humanismo, simplicidade, segurança, empatia e ética.
Referências Bibliográficas
Brasil, 2003. Parecer CES/CNE. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Turismo. Acesso em 01 nov., 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES_0288.pdf
Bom, agora é esperar pela nota para dar continuidade ao blog!
Mas você já pode continuar com a gente aqui no blog Viajar correndo!
Aliás, conheça a história do Viajar correndo.
Ademais, confira tudo o que blog oferece para te ajudar no planejamento de viagem.
Aproveite e faça download do meu trabalho de curso sobre a importância dos eventos esportivos para as cidades onde são realizados.
Hoje fico por aqui!
Portanto, um super beijo e até a próxima!
Carolina
Além disso, veja o artigo sobre o Dia Mundial do Turismo.
Sabia que viajar para correr tem suas particularidades? Quer saber mais? Portanto, acesse: Viagem e Corrida, uma combinação completamente possível
E sabia que documentos de viagem podem dizer muito sobre você? Que cuidados você toma? Nenhum? Então confira…: Corrida e Viagem, documentos que podem informar muito sobre você
Uma resposta
Oi, Carolina! Sou estudante de Letras/Cederj. E estou pensamento em mudar para Turismo/Cederj. Pois estou fazendo cursos de gastronomia, e para agregar ao meu currículo, o turismo tem muito mais a ver. Porém, eu vejo que não existe absolutamente nada sobre mercado de trabalho para licenciados nessa área, e a minha pergunta pra você é a seguinte: Você sabe me dizer como é o mercado lá fora para licenciados em turismo, e aqui, se existem bons sites, ou qualquer coisa do tipo, que me faça saber mais da área. Ex: Se eu terminar a faculdade, poderei atuar em uma área específica do turismo, ou em áreas abrangentes, na licenciatura?! Grata desde já!